terça-feira, fevereiro 05, 2008

24 Horas

O texto a seguir eu publiquei no site Laboratório Pop. Como a Globo está exibindo 24 Horas, acho que é o momento certo para traze-lo para este blog.

A sexta temporada da série "24 Horas" termina na próxima segunda-feira nos EUA com a exibição dos dois últimos episódios em seqüência. A FOX espera que os indices de audiência sejam satisfatórios, uma vez que as peripécias de Jack Bauer para salvar os EUA não atrairam a atenção do público desta vez. Após um começo promissor, quando os quatro primeiros episódios tiveram cerca de 15 milhões de espectadores, os capítulos seguintes tiveram diminuição gradativa de audiência, até se estabilizar num patamar de 10 milhões. Isso é algo com que os produtores não contavam e eles já prometem mudanças para o ano que vem.

Para quem não tem paciência de esperar a FOX brasileira transmitir os episódios, uma saída é recorrer à Internet e aos DVDs piratas que já começaram a ser comercializados. Através dessas fontes, é possível perceber o que poderia ter causado a insatisfação no público norte-americano.

Aviso: este texto a partir de agora se torna um spoiler.

-O desfecho reservado para Graem Bauer foi anti-climático. Depois de trabalhar vivamente para que seu irmão Jack fosse capturado pelos chineses, o que poderia se esperar era um super-mega-máxi duelo entre irmãos mais para o final da temporada.

-Uma situação que pareceu forçada em demasia foi o desfecho para Charles Logan, o presidente corrupto da quinta temporada. Martha Logan, sua ex-esposa, surta e o atinge com uma faca, para desagrado dos fãs que curtiram o fato dela ter iniciado uma vida nova com seu ex-segurança Aaron. Isso apaga a imagem positiva que ela construiu na temporada anterior, ajudando a desmascarar seu ex-marido.

-Uma tremenda encheção de linguiça foi a situação envolvendo o personagem Walid. Dentro de um prisão especial para muçulmanos, o marido da irmã do presidente Waye Palmer tentou conseguir pistas dos ataques nucleares aos EUA. Embora ele tenha conseguido uma informação valiosa (a existência de quatro bombas nucleares), sua permanência no local foi prolongada em vão.

-Chloe O'Brian, personagem de destaque (e muito querida pelo público) nas duas temporadas anteriores surge de forma apagada no "sexto dia". Ela se limita apenas a monitorar Morris, seu colega de trabalho e atual marido, que tem problemas com a bebida.

-Outro ponto contrário foi o excessivo destaque às intrigas da Casa Branca, a saber: o plano para atacar os paises árabes, a discussão sobre o impedimento do presidente Wayne Palmer e sua disputa com o vice-presidente. Analisando tudo isso em perspectiva, essas tramas paralelas não tiveram interferência decisiva na trama principal, que é a busca de Jack Bauer pelas ogivas.

-De novo, a UTC será invadida. É a reutilização de um recurso já desenvolvido na temporada anterior.

A FOX anuniciou que pretende produzir mais duas temporadas de "24 Horas". E o tão falado longa-metragem deve ficar em segundo plano a partir de agora. A prioridade é recuperar a qualidade do seriado na televisão.

 
www.e-referrer.com