domingo, março 02, 2003

Deu o que falar a matéria sobre os blogs publicada nessa semana na Folha e assinada pelo Alexandre Matias. O que causou a maior polêmica foi a lista de 50 blogs indicada por ele a título de ilustração. O Aly, do Letteri Cafe informa que alguns dos blogs incluidos não estão sendo atualizados desde outubro de 2002. Outros blogueiros ficaram chateados, sentimento que pode ser medido no sistema de comentários do blog de Cora Ronai. Isso exposto, vamos ao que importa: a lista alinhavada pelo Matias é boa. Eu mesmo já linkei e falei sobre alguns aqui, como o do Tom Leão, do Alex Antunes, o da Thais Aragão e o da Flávia Durante. Quem se propõe a fazer uma listagem desse tipo corre o risco de deixar muita coisa boa de lado. Talvez valeria a pena ter incluído, entre outros, o Rádio Base, o primeiro blog sobre rádio do Brasil, o Cinema Cuspido, do chapa Marcelo Valletta, que é dedicado ao cinema e o do Inagaki, um dos melhores cronistas-blogueiros da atualidade.
Faltou também blog de gente comum, pessoas iguais a você, não necessariamente jornalistas, escritores ou gênios da informática, que resolveram dividir suas experiências do dia-a-dia na rede. Posso citar dois: o da Dani Bee e o da Ket, a estudante intercambista que está passando uma temporada no México e que vem trazendo uma visão bacana sobre a vida naquele país.
Dessa matéria dá para se concluir uma coisa ao menos: lista de blogs é igual a convocação da seleção brasileira de futebol. Todo mundo possui as suas preferências e nem sempre dá para agradar a todos.
Em tempo: eu também já fiz um artigo sobre blogs para o Observatório da Imprensa, com direito a algumas indicações. Já senti na pele o quanto que essa parte não é nada fácil.

 
www.e-referrer.com