quinta-feira, dezembro 12, 2002

As circunstâncias da morte de Mary Hansen, do Stereolab, me fizeram lembrar de outra personalidade da música pop que também perdeu a vida andando de bicicleta: Nico, que cantou algumas músicas no primeiro álbum do Velvet Underground. Aconteceu em 1988, porém, eu pelo menos nunca soube realmente o que houve de fato. Na época, li em alguns lugares que ela teria morrido após perder o equilibrio, cair e bater a cabeça no chão. Outros jornais publicaram uma versão diferente, a de que ela teve um derrame cerebral enquanto pedalava. A única coisa em comum nas duas histórias é a bicicleta.

Um pouco de música para relaxar é bom, não? Então convido todos a ouvirem a minha estação pessoal na Usina do Som. Procure por Onzenet e você terá uma amostra do tipo de sons que eu gosto. Enquanto eu escrevo esta nota, tá rolando "Asking For It", do Hole. Pena que a história recente de Courtney Love a partir de seu casamento com Kurt Cobain ofusque bastante o trabalho de sua ex-banda. Se a grande maioria se esquecer quem é Courtney e se concentrar apenas no som vai encontrar grandes méritos. O primeiro álbum, "Live Trough This", é simplesmente sensacional, mas injustiçado devido ao que Courtney representa fora da música.
Por falar nela, lembrei de uma entrevista concedida peloKid Vinil à Rádio Onze, isso em 1995. Ele foi visitar nossos estúdios com a intenção de divulgar o CD "Xu-pa-ki", que lançou usando o nome de Verminose (hoje ele voltou a trabalhar com a marca Magazine). Foi uma verdadeira sabatina, vários programadores da emissora participaram fazendo perguntas. Papo vai, papo vem e ele falou um pouco de CL:
"Eu entrevistei certa vez o Jack Endino, que esteve produzindo o disco dos Titas. É um cara supersimples. Eu peguei o compacto do Hole que ele produziu e pedi que falasse um pouco dela. Ele se recusou a falar. Endino acha que ela é responsável por uma série de coisas, é uma mulher complicada como pessoa. Agora artisticamente eu acho legal, embora o Jack Endino tenha dito que todas as músicas dela se parecem com "Smeels Like Teen Spirt", do Nirvana, o que eu discordo. Ela pegou um pouco daquela postura do Kurt Cobain. Se ela se aproveitou de uma série de coisas, o fato de ter se casado com ele, isso eu acho relativo. Qualquer pessoa no lugar dela faria o mesmo. Oportunismo ou não, ela está fazendo um trabalho legal".

 
www.e-referrer.com